Líquido de arrefecimento do motor e do controlador do sistema inversor
Seu veículo é equipado com dois sistemas de arrefecimento separados. Um é para arrefecimento do motor e o outro para arrefecimento do controlador do sistema inversor, que é específico para o sistema operacional híbrido. Os dois sistemas operam de maneira similar, com o sistema de arrefecimento do controlador do sistema inversor geralmente operando em temperatura e pressão mais baixas.
Verificando o líquido de arrefecimento do motor
Quando o motor estiver frio, verifique a concentração e o nível do líquido de arrefecimento do motor nos intervalos listados nas informações de manutenção programada. Consulte
Realização de serviços no seu veículo.
Nota:
Certifique-se de que o nível esteja entre as marcas MIN e MAX no reservatório de líquido de arrefecimento do motor.
Nota:
O líquido de arrefecimento se expande quando quente. O nível pode se estender além da marca MAX.
Nota:
Se o nível estiver na marca MIN, abaixo da marca MIN ou vazio, adicione líquido de arrefecimento pré-diluído imediatamente. Consulte Adição de líquido de arrefecimento do motor neste capítulo.
Nota:
Os fluidos automotivos não são trocáveis. Não utilize líquido de arrefecimento ou anticongelante do motor ou fluido do lavador de para-brisa fora de sua função especificada e do local do veículo.
Verificação do líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor
Quando o motor estiver frio, verifique a concentração e o nível do líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor nos intervalos listados nas informações de manutenção programada. Consulte
Realização de serviços no seu veículo.
Nota:
Certifique-se de que o nível esteja entre as marcas MIN e MAX no reservatório de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor.
Nota:
O líquido de arrefecimento se expande quando quente. O nível pode se estender além da marca MAX.
Nota:
Se o nível estiver na marca MIN, abaixo da marca MIN ou vazio, adicione líquido de arrefecimento pré-diluído imediatamente. Consulte Adição de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor neste capítulo.
Nota:
Os fluidos automotivos não são trocáveis. Não utilize líquido de arrefecimento ou anticongelante do motor ou fluido do lavador de para-brisa fora de sua função especificada e do local do veículo.
Adição de líquido de arrefecimento
CUIDADO:
Não remova a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento quando o sistema de arrefecimento estiver quente. Aguarde 10 minutos até o sistema de arrefecimento esfriar. Cubra a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento com um pano grosso para evitar a possibilidade de haver um escaldante e remova lentamente a tampa. Deixar de seguir essa instrução pode acarretar lesão pessoal.
CUIDADO:
Não coloque líquido de arrefecimento no reservatório do fluido lavador de para-brisa. Se borrifado sobre o para-brisa, o líquido de arrefecimento pode dificultar a visão através do para-brisa.
CUIDADO:
Para reduzir o risco de ferimentos, certifique-se de que o motor esteja frio antes de desenroscar a tampa de alívio de pressão do líquido de arrefecimento. O sistema de arrefecimento está sob pressão. Vapor e líquido quente podem sair com força quando a tampa é afrouxada ligeiramente.
CUIDADO:
Não acrescente líquido de arrefecimento acima da marca MAX. |
Nota:
Não utilize bolinhas para parar vazamento, vedantes do sistema de arrefecimento ou aditivos, uma vez que eles podem danificar os sistemas de arrefecimento ou aquecimento. Esse dano não seria coberto pela garantia de seu veículo.
Nota:
Durante a operação normal do veículo, o líquido de arrefecimento pode alterar da cor laranja para rosa ou vermelho. Enquanto o líquido de arrefecimento estiver claro e não contaminado, essa alteração de cor não indica que o líquido de arrefecimento tenha se degradado nem exige que o líquido de arrefecimento seja drenado, o sistema precisa ser lavado ou o líquido de arrefecimento precisa ser substituído.
Nota:
É muito importante usar o líquido de arrefecimento pré-diluído de acordo com a especificação da Ford para evitar a obstrução de pequenas passagens do líquido. O uso de líquido de arrefecimento concentrado e água podem causar obstrução da passagem do líquido e anular a garantia. Consulte
Capacidades e especificações.
- Não misture cores ou tipos diferentes de líquido de arrefecimento em seu veículo. Certifique-se de que o líquido de arrefecimento correto é utilizado. A mistura de líquidos de arrefecimento pode danificar o sistema de arrefecimento. O uso de um líquido de arrefecimento inadequado pode prejudicar o motor, o controlador do sistema inversor e os componentes do sistema de arrefecimento, e pode anular a garantia.
- Em caso de emergência, uma grande quantidade de água sem líquido de arrefecimento do motor pode ser adicionada ao sistema de arrefecimento do motor somente para chegar a um local de manutenção do veículo. Neste caso, o sistema de arrefecimento do motor deve ser drenado, limpo quimicamente e reabastecido com líquido de arrefecimento pré-diluído do motor logo que possível. Água sozinha (sem o líquido de arrefecimento) pode danificar o motor devido a corrosão, superaquecimento ou congelamento. NÃO use este método para o sistema de arrefecimento do controlador do sistema inversor. O sistema de arrefecimento do controlador do sistema inversor opera próximo à temperatura ambiente e é suscetível ao congelamento em qualquer ambiente subcongelante na falta de líquido de arrefecimento.
- Não utilize álcool, metanol, salmoura ou quaisquer líquidos de arrefecimento de motores misturados com anticongelante álcool ou metanol (líquido de arrefecimento). Álcool e outros líquidos podem danificar o motor pelo superaquecimento ou congelamento.
- Não adicione inibidores adicionais ou aditivos ao líquido de arrefecimento. Esses podem ser prejudiciais e comprometer a proteção de corrosão do líquido de arrefecimento do motor.
Acrescentando fluido de arrefecimento do motor
CUIDADO:
Jamais remova a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento quando o motor estiver funcionando ou quente. |
- Solte lentamente a tampa do reservatório de líquido de arrefecimento do motor. Qualquer pressão escapará quando você desenroscar a tampa.
- Use um funil para adicionar líquido de arrefecimento do motor pré-diluído no reservatório de líquido de arrefecimento do motor. Certifique-se de que o nível esteja entre as marcas MIN e MAX no reservatório de líquido de arrefecimento do motor. Utilize o líquido de arrefecimento pré-diluído do motor que cumprem as especificações da Ford. Consulte
Capacidades e especificações.
- Feche a tampa do reservatório de líquido de arrefecimento do motor.
Sempre que o líquido de arrefecimento for adicionado, verifique o nível de líquido de arrefecimento no reservatório de líquido de arrefecimento do motor nas próximas vezes que você dirigir o veículo. Se necessário, adicione bastante líquido de arrefecimento pré-diluído do motor para colocar o nível do líquido de arrefecimento no nível adequado.
Adição de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor
- Abra a tampa do reservatório de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor.
- Use um funil para adicionar líquido de arrefecimento pré-diluído ao reservatório de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor. Certifique-se de que o nível esteja entre as marcas MIN e MAX no reservatório de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor. Utilize o líquido de arrefecimento pré-diluído de acordo com as especificações da Ford. Consulte
Capacidades e especificações.
- Feche a tampa do reservatório de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor.
Sempre que o líquido de arrefecimento for adicionado, verifique o nível de líquido de arrefecimento no reservatório de líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor nas próximas vezes que você dirigir o veículo. Se necessário, adicione bastante líquido de arrefecimento pré-diluído para colocar o nível do líquido de arrefecimento do controlador do sistema inversor no nível adequado.
Líquido de arrefecimento reciclado
Não recomendamos a utilização de líquido de arrefecimento reciclado porque ainda não existe um processo de reciclagem disponível.
Descarte o líquido de arrefecimento usado do motor de maneira apropriada. Siga os regulamentos e normas de sua comunidade para reciclagem e descarte de fluidos automotivos.
Climas severos
Se você dirige em climas extremamente frios:
- Talvez seja necessário aumentar a concentração do líquido de arrefecimento acima de 50%.
- Uma concentração de líquido de arrefecimento de 60% oferece proteção melhorada do ponto de congelamento. Concentrações de líquido de arrefecimento acima de 60% reduzem as características de proteção contra superaquecimento do líquido de arrefecimento e podem danificar o motor.
Se você dirige em climas extremamente quentes:
- Talvez seja necessário diminuir a concentração do líquido de arrefecimento para 40%.
- Uma concentração de líquido de arrefecimento de 40% fornece proteção melhorada do ponto de superaquecimento. Concentrações de líquido de arrefecimento abaixo de 40% diminuem as características de proteção de congelamento e corrosão do líquido de arrefecimento de motor e podem danificar o motor.
Veículos que circulam durante todo o ano em climas não extremos devem utilizar o líquido de arrefecimento pré-diluído para uma melhor proteção do sistema de arrefecimento e do motor.
Arrefecimento à prova de falhas
O arrefecimento à prova de falhas permite que você dirija o veículo temporariamente antes que ocorra algum dano adicional de componente. A distância à prova de falhas depende da temperatura ambiente, da carga do veículo e do terreno.
Como o arrefecimento à prova de falhas funciona
Se o motor começar a superaquecer, o medidor de temperatura do líquido de arrefecimento moverá para a área vermelha:

Uma lâmpada de aviso acenderá e uma mensagem será exibida na tela de informações.
Se o motor atinge uma condição de excesso de temperatura predefinida, o motor altera automaticamente alternando a operação do cilindro. Cada cilindro desativado atua como uma bomba de ar e arrefece o motor.
Quando isso ocorrer, o veículo ainda funcionará, entretanto:
- A potência do motor será limitada.
- O sistema de ar condicionado será desligado.
A operação contínua aumenta a temperatura do motor e faz com que o motor seja completamente desligado. Seus esforços para manobrar e frear aumentarão nessa situação.
Quando a temperatura do motor resfriar, será possível dar partida no motor novamente. Faça uma verificação no veículo o mais breve possível para minimizar os danos ao motor.
Quando o modo à prova de falhas é ativado
CUIDADO:
O modo à prova de falhas é para uso apenas em situações de emergência. Opere o veículo no modo à prova de falhas apenas enquanto necessário estacioná-lo em um local seguro e procurar reparo imediato. Quando estiver no modo à prova de falhas, o veículo terá potência limitada, não poderá manter a operação de alta velocidade e poderá desligar completamente sem nenhuma advertência, haverá possível perda da potência do motor, da assistência de direção hidráulica e da assistência da potência do freio, o que pode aumentar a possibilidade de colisão, resultando em ferimentos graves.
CUIDADO:
Jamais remova a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento quando o motor estiver funcionando ou quente. |
Seu veículo tem potência do motor limitada quando estiver no modo à prova de falhas; por isso, dirija o veículo com cuidado. O veículo não manterá a operação de alta velocidade e o motor poderá funcionar de forma insatisfatória.
Lembre-se de que o motor pode ser desligado automaticamente para evitar danos. Nesse caso:
- Retire o veículo da estrada da forma mais segura possível e desligue o motor.
- Se você participa de um programa de socorro, recomendamos que entre em contato com seu prestador de serviço.
- Se isso não for possível, aguarde um pouco para o motor esfriar.
- Verifique o nível do líquido de arrefecimento do motor. Se o nível do líquido de arrefecimento for igual ou inferior à marca mínima, adicione líquido de arrefecimento pré-diluído imediatamente.
- Quando a temperatura do motor resfriar, será possível dar partida no motor novamente. Faça uma verificação no veículo o mais breve possível para minimizar os danos ao motor.
Nota:
Conduzir o veículo sem reparo aumenta as chances de danos ao motor.